Setembro Amarelo

Fonte: Freepik

Do TOC à depressão, os transtornos mentais não são tratados como deveriam e muitas pessoas ainda pensam que são questões de classes sociais ou que é algo fútil. Ser julgado como “falta do que fazer” ou falta de conexão com alguma religião, também não ajuda a termos mais responsabilidade com nossa saúde mental. Fazer alguma atividade ou ter alguma crença pode sim ajudar, mas a busca por profissionais é essencial para valorizarmos a vida.

No Brasil, existem mais pessoas morrendo por suicídio do que por câncer ou AIDS, são 32 pessoas por dia que se matam e já é caso de saúde pública. A desinformação ou a informação errada é ainda pior para quem tem algum tipo de transtorno ou para alguém que conhece pessoas que sofrem com isso. Por isso, busque informação para ajudar quem precisa.

Os transtornos mentais nem sempre são visíveis e são muitas vezes silenciosos. Mas há alguns sintomas que conseguimos notar e ajudar quem tem pensamento autodestrutivo. O isolamento, dormir e comer muito ou pouco, frases como não aguento mais’ ou ‘vou desistir’, são alguns dos sintomas de alguém que tem pensamentos suicidas.

Ao contrário do que se diz, falar sobre suicídio é extremamente importante para evita-lo. O simples ato de falar já ajuda quem está pensando em se matar desistir da ideia. É para isso que existe o CVV, eles realizam apoio emocional e prevenção ao suicídio 24 horas por dia, atendendo voluntariamente e gratuitamente pessoas que querem conversar e pensam em suicídio, pelo telefone 188. Para saber mais sobre o serviço que o CVV presta, clique aqui.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), 9 em cada 10 suicídios podem ser evitados. Para ajudarmos pessoas com pensamentos e comportamentos suicidas, devemos praticar a empatia. Se colocar no lugar do outro, não minimizar o que as pessoas estão sentindo e ouvi-las, são coisas que podemos fazer para ajudar o próximo.

Se você está passando por algum momento difícil e tem pensamentos suicidas, busque ajuda. Não é vergonha muito menos sinal de fraqueza. Converse, procure psicólogos e profissionais para que possam te ajudar. E se você conhece alguém que está passando por isso, ouça e ofereça ajuda.

Deixamos no texto vários links que ajudam a saber mais sobre o Setembro Amarelo e sua importância. Não deixe de se cuidar e cuidar do próximo.

O Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), para associar o mês ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, dia 10 de setembro e conscientizar  sobre a prevenção ao suicídio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *