Festa do “você não pode comer isso!”

E lá vem a melhor época do ano: as festas de Natal e Ano Novo! Mas junto com os mil e um pratos diferentes da sua avó vem também o famoso “você não pode comer isso”. Como sobreviver a essa época do ano sem revirar os olhos para os seus parentes?

Me chamo Marina e tenho Diabetes Tipo 1 há 18 anos, e eu simplesmente AMO o Natal. Sou a mais empolgada da minha família para decorar a casa, comprar os presentes, preparar tudo para a grande noite! Confesso que não vou para a cozinha porque a minha vibe é com os papais-noéis de porcelana e luzinhas espalhadas pela casa. Quem toma conta dos comes e bebes são a minha mãe, tia e avó, e como em toda família, rola um exagero de opções, quantidades e carboidratos distribuídos lindamente em pratos de boneco de neve em cima de uma toalha estampada com renas e sacos de presentes.

Mas todo mundo já passou (ou vai passar) pelo momento em que você escuta: mas você pode comer isso? SEMPRE tem um parente que te vê 2x ao ano mas acredita fielmente que sabe muito mais sobre o seu diabetes do que você mesmo. E os seus primos que entortam a cara para o refri zero, mas na hora do “vamo vê” eles tomam a sua coca e deixam as normais para depois? Nem preciso falar aqui das sobremesas né? Os olhares de fuzilamento te deixam tão constrangidos que aquela mousse nem te parece mais tão saborosa.

Eu amo o Natal mas detesto o ar de reprovação da minha família. Meu tio hiper obeso e com colesterol altíssimo tem a capacidade de morder a coxa do pernil enrolada em um bacon, e ainda sem engolir toda a gordura que ele tem na boca, dizer “Marina, cuidado, diabetes mata!” – Pois é! Infarto também tio!

Cansada de ter o meu apetite monitorado pelos outros desenvolvi um método para passar as festas feliz da vida! Quer saber como?

1) TENHA O CONTROLE: saiba muito sobre o seu diabetes. O que isso quer dizer? Faça exames, visite seu médico, conheça seu corpo, dedique-se a sua glicemia e saiba muito sobre você mesmo. Seja dono da situação. Não deixe seu tratamento nas mãos dos seus pais. Autonomia é praticamente sinônimo de liberdade. Eu sei o que é melhor pra mim.

2) NÃO SE TRATA DE COMIDA: Ok. Tem muita comida sim, mas as festas de fim de ano não podem se resumir SÓ a comida. Encare a ceia de Natal por exemplo como uma grande refeição de hotel luxuoso, você tem muita opção mas não consegue comer tudo sem ficar extremamente estufado. Curta o Natal além da comida. Vá montar o seu prato pensando em colocar apenas o que você aguenta comer confortavelmente. Tudo em excesso faz mal.

3) CONHEÇA SEUS LIMITES E OS RISCOS: é um fato que a contagem de carboidrato e a insulina ultra rápida foram descobertas essenciais para nós. A gente pode sim comer de tudo, SÓ QUE isso não significa que você pode comer um boi inteiro e tudo bem! Sempre se pergunte: uma pessoa sem diabetes comeria 20 brigadeiros? Uma pessoa sem diabetes comeria uma fatia média de panetone ou metade dele? Ela comeria 3 pratos de peru com farofa? Tudo é uma questão de bom senso.

4) FAÇA BOAS ESCOLHAS: como tudo na vida essa máxima serve também para a ceia. Prefira os alimentos com menos carbo. Evite o arroz se você quer muito comer o panetone, por exemplo. Deixe pra lá aquela sobremesa que sua mãe faz sempre e escolha a que você só come no Natal. Vai de maionese? Então não coma a batata frita. E coma devagar para você sentir saciedade. Monte um prato e tente não repetir.

5) SEJA UM PALESTRANTE: o inevitável vai acontecer. Quando você ouvir o “você não pode comer isso” é hora de assumir a postura de quem tem o controle da situação e começar a explicar para a pessoa como é o seu tratamento. Mostre a diferença entre diabetes tipo 1 e 2, ensine sobre a ação da insulina no corpo, fale sobre a contagem. Se a pessoa demonstrar interesse em te ouvir vai ser incrível, mas não se frustre se ela não entender nada. O mais importante é você saber o que pode ou não. Voltamos para o ponto 1, que é o mais importante da sua vida: com autonomia, você sabe o que é melhor para você mesmo.

Curta muito o Natal e diga para seus primos que a coca-cola zero é só sua! Autonomia, informação, conhecimento e paciência são essenciais para você não só no Natal, mas ao longo de toda a sua vida. Se interesse pelo seu diabetes, cuide dele e tenha uma relação de paz.

Se quiser me encontrar eu sempre estou no instagram @diabeticatiporuim – Um beijo e Boas glicemias.

MARINA BARROS

Publicitária, blogueira e DM1 há 18 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *