Dia Mundial do Diabetes

Chegou o dia em que a gente dá uma surra de postagens sobre diabetes em todas as redes sociais, o dia em que a gente tenta dar voz a nossa doença, e tudo isso parece meio estranho, né? “Comemorar” um dia de uma doença. Mas na verdade o dia 14 de novembro tem muita coisa bacana por traz além de uma simples comemoração.

Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921. Você sabia que a nota de 100 dólares canadenses leva a o desenho de um frasco de insulina? Sim! Justamente porque Banting nasceu lá e trouxe essa conquista incrível para o seu país.

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. À nossa escala, Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes a qual foi estimada em 13,3% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que corresponde a mais de um milhão de indivíduos, de acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes.

O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde.

O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.

A campanha do Dia Mundial da Diabetes é liderada pela IDF e é imbuída de uma temática multianual e em 2019 o tema é “Diabetes diz respeito a toda família”.

Mensagens Importantes pelo Dia Mundial do Diabetes:

– Uma em três pessoas com diabetes pode desenvolver algum tipo de perda de visão durante a sua vida;

– Pessoas com diabetes são propensas a desenvolver doenças cardíacas três vezes mais dos que as outras;

– Exame anual de sensibilidade nos pés previne úlceras e amputações;

– Doença renal é dez vezes mais comum em pessoas com diabetes;

– Atividade física é fundamental para um bom controle do diabetes;

– A adesão ao tratamento é muito importante e precisa de um trabalho de parceria entre o paciente e seu médico.

Durante todo o mês de novembro é possível participar de campanhas de detecção, acesse o link da SBD para saber mais: https://www.diabetes.org.br/publico/.

Oi pessoal, me chamo Marina de Barros e decidi escrever no @diabeticatiporuim sobre diabetes depois de quase 18 anos convivendo com essa condição. Não sou médica, enfermeira, nutricionista e nem educadora em diabetes. Sou apenas uma pessoa comum que convive há anos com o Diabetes Tipo 1 e que encontrou nas palavras uma forma de lidar com essa doença sem cura sem negar o diagnóstico.

Divirta-se com a leitura! Espero poder te ajudar de alguma forma. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *