Os benefícios das atividades físicas

Há cerca de 2.000.000 de anos, nossos ancestrais eram muito ativos, eles caçavam, exploravam terrenos e mudavam frequentemente de habitat. Sem carros, todo o trajeto era feito a pé, em média 14 quilômetros por dia. Mas atualmente mudamos drasticamente nossa rotina. Ficamos muito tempo sentados ou deitados, usamos a desculpa do tempo para não nos movimentarmos com tanta frequência e é algo muito prejudicial à saúde.

A prática de exercícios físicos não é recomendada somente para quem precisa ou deseja emagrecer, mas para todo mundo que quer ter uma vida saudável e prolongada. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 3,2 milhões de óbitos são relacionados pela falta de atividades físicas. Algo bastante preocupante já que 30% dos adultos não praticam exercícios físicos.

Além de te deixar em forma, as atividades físicas possuem vários benefícios para a saúde. Diminuição do colesterol, melhora na qualidade do sono, menores riscos de doenças mentais e cardíacas, entre muitas outras coisas que deixam nossa vida mais saudável. Portanto, quanto mais rápido começarmos a praticar exercícios, mais cedo teremos uma vida ativa.

Mas não é fácil começar a praticar uma atividade física. É necessário que ela seja interessante e divertida para quem está fazendo e achar algo assim é bem difícil. E se o tempo é escasso e o dinheiro curto a probabilidade de procuramos algo para nos deixar ativos cai. Mas há vários aplicativos e canais no Youtube que nos ajudam a ter uma vida ativa sem gastar muito. Independentemente da idade que você começa a fazer exercícios físicos, ele faz bem para a saúde, principalmente para o coração e para a mente. Nunca é tarde para começar a se movimentar e querer uma saúde melhor.

Fonte: Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *