Câncer de Mama

De acordo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama surgirão no Brasil. Este câncer é o segundo mais comum entre as mulheres, representando 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres, sendo o câncer de pele não melanoma o mais comum. Mesmo sendo números assustadores, se diagnosticarmos precocemente 95% casos podem ter cura.

Segundo a doutora Marianne Pinotti, mastologista e dona da clínica Pinotti em São Paulo, o câncer de mama é um tumor multifatorial que possui alguns responsáveis, dentre eles: predisposição genética, fatores ambientais como tabagismo, alcoolismo, depressão, stress, entre outros e fatores hormonais: idade da menarca e menopausa, uso de reposição hormonal, número de partos, tempo de amamentação, etc.

Para prevenirmos o câncer de mama, é necessário estar atenta as mudanças ao nosso corpo, fazer o autoexame é importante, mas só isso não basta. O autoexame não exclui a ida a um ginecologista ou realizar o exame de mamografia, conforme explicação da doutora generalista Carmen Monteiro “o principal motivo dos programas de rastreio do câncer de mama é a diminuição da mortalidade para detecção precoce, o que não é alcançado com o autoexame”.

É recomendável realizar exames clínicos e mamografia anuais a partir dos 40 anos de idade entre as entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), já o Ministério da Saúde recomenda a mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos de idade. Mas vale a recomendação da ida ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano.

Por não ser uma doença de fácil detecção, o câncer de mama possui vários tipos de sintomas de acordo com a doutora Marianne “nódulos na mama e axila, alteração no formato da mama (retrações ou abaulamentos), alterações na aréola e mamilos (descamação, feridas, saída de liquido), alterações na pele da mama (vermelhidão e inflamação), raramente dor”. E os tratamentos para a doença são vários desde o cirúrgico até hormonioterapia, que vão varia de acordo com o tipo de tumor, o nível do câncer, etc.

Todos os tratamentos desde a mamografia até a mastectomia são oferecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que deve ser procurado se tiver qualquer suspeita. O autocuidado é o primeiro passo para prevenir qualquer doença, conheça a si e seu corpo, se ame e busque os cuidados necessários para ter uma vida saudável.

Para saber mais sobre Outubro Rosa e o Câncer de Mama, clique aqui e leia o relato da Vanessa Vasconcellos, que teve câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *