O Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no ano de 1990 num evento chamado Corrida pela Cura, em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Fundation. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de conscientizar sobre a doença, falar sobre tratamentos e prevenções do câncer de mama.

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002 no Parque Ibirapuera, em São Paulo, mas foi em 2008 que as ações começaram a ser mais frequentes. A campanha anual reúne diversas instituições, pessoas e empresas que alertam a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e também visa disseminar dados preventivos e direitos como o atendimento médico para garantir um tratamento de qualidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela proliferação de células anormais no tecido mamário que formam um tumor. Há mais de um tipo de câncer de mama e alguns tipos se desenvolvem rápido. Diagnosticar precocemente o câncer aumenta as probabilidades de cura, por isso fazer a mamografia regularmente é tão importante para o tratamento do câncer. A recomendação é realizar mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade. Caso haja algum caso na família de câncer de mama, o ideal é fazer anualmente a partir dos 35 anos.

Atualmente não se recomenda o autoexame pois estudos demonstraram a baixa efetividade. Mas quanto mais atenta a mulher está com seu corpo, mais fácil procurar um serviço de saúde para realizar os exames necessários. Se notar alguma mudança ou caroços no seio, procure um médico com urgência.

Durante o mês de outubro iremos fazer uma série de postagens sobre a o Outubro Rosa e o câncer de mama, tanto nas nossas redes sociais quanto no blog. Clique aqui e leia mais um texto do especial de Outubro Rosa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *