Mês da Mulher: Olga Benário

Fonte: Aventuras na História

Muito conhecida no Brasil, a judia alemã Olga Benário, foi uma revolucionária que veio ao Brasil para ajudar Carlos Prestes a chegar no país com segurança. Ambos eram comunistas, e na década de 1930 lutava contra o nazismo e facismo que comandavam vários países do Ocidente naquela época.

Olga, desde muito cedo, participava dos movimentos comunistas e lutava para uma sociedade mais igualitária. Ela fugiu para URSS e em Moscou recebeu sua missão de levar Luís Carlos Prestes de volta em segurança para o Brasil. Sua missão era se passar por esposa de Prestes, mas na viagem eles realmente se apaixonaram e casaram.

Ambos foram presos em 1936, com Olga grávida. Depois de muito interrogatório e tortura pela polícia, o atual presidente Vargas, decretou a deportação de Olga para Alemanha, com o apoio do STF. Então, Olga, uma comunista e judia, foi enviada para a Alemanha Nazista de Hitler.

Chegando em Hamburgo, ela foi recebida pela Gestapo e enviada para o campo de concentração de Barminstrasse em Berlim. Em novembro ela deu a luz com quem ficou junto por apenas 14 meses, até a criança ser retirada dela e enviada para a avó paterna. Olga, foi transferida para outro campo de concentração, onde foi submetida a trabalho escravo e privação de alimentos e torturas. Em 1942, ela foi transferida para o campo de concentração de Bernburg onde foi assassinada numa câmara de gás. Sua família só ficou sabendo de sua morte em 1945.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *