8 Dicas para ter uma saúde melhor

Em tempos de muita correria esquecemos de cuidar da nossa saúde e temos mais facilidade de adoecer. Alimentação, prática de exercícios físicos, não fumar, não beber bebidas alcoólicas e beber pelo menos 2 litros por dia de água, são coisas que sempre ouvimos de médicos e especialistas. Para te ajudar a ter uma vida mais leve e mais saudável, vamos dar 8 dicas de como manter a saúde física e mental em dia.

  • Se alongue

O alongamento deixa nossos músculos mais relaxados e soltos e ajuda a nos aliviar ao passar por uma situação estressante. Ao acordar ou numa pausa no trabalho, aproveite para se alongar. Isso vai te ajudar muito ao longo do dia.

Obs: Para práticas de exercícios físicos, não esqueça de procurar um profissional que te oriente a fazer corretamente.

  • Beba água

Beber água é muito importante para manter seu corpo hidratado e evita diversas doenças. Além disso ajuda a regular a temperatura corporal, deixa a pele mais bonita, desintoxica o corpo e outros benefícios. Dois litros por dia já é o suficiente para ter uma saúde melhor.

  • Caminhe

Nem sempre temos tempo de caminhar por uma hora ou de ir à academia, mas com alguns minutos andando já irá fazer bem à sua saúde. Se precisar ir em algum comércio perto da sua casa ou trabalho, prefira ir a pé. Vai pegar algum ônibus? Opte por ir a um ponto mais longe de sua casa. Dez minutinhos diários já vai fazer você se sentir outra pessoa.

Obs: Para práticas de exercícios físicos, não esqueça de procurar um profissional que te oriente a fazer corretamente.

  • Durma bem

Precisamos dormir pelo menos 8h por dia para descansar o corpo e a mente. Para ter uma noite de sono melhor, faça um “ritual”. Tome um banho quente, passe creme no corpo, leia um livro, medite, etc. Pequenas coisas nos desligam dos problemas e nos deixam mais relaxadas para dormir. E o celular? Deixe de lado.

  • Tempo para si

Tirar um tempo para cuidar de si mesmo é muito importante nos dias de hoje. Tudo pode nos deixar estressada. Para cada pequena coisa que te irrita, tenha uma que te dê prazer. Passe umas horas sozinhas, leia, passeie, vá até o mercado, faça um #datecomigomesma.  Pensar em você não é egocentrismo.

  • Higiene pessoal

Cuide muito bem da sua higiene pessoal, micróbios estão por todos os lados e podem trazer diversas doenças. Lave as mãos, troque os lençóis da sua cama, a toalha de banho e a de rosto, deixe o ar entrar em casa, escove bem os dentes. Todas essas pequenas tarefas vão te ajudar a evitar muitas doenças.

  • Coma alimentos saudáveis

Tente se alimentar mais de frutas, legumes e verduras. Eles possuem muitas vitaminas que precisamos para ter uma saúde melhor. Dê preferencia a alimentos sem agrotóxicos, além de ser melhor para sua saúde, você ajuda a natureza.

  • Cuide de sua saúde mental

Não é só nosso corpo que precisa de atenção, nossa mente também precisa.  Para mantermos a nossa saúde mental em dia, precisamos buscar profissionais como psicólogos e psiquiatras, não só quando estamos com problemas, mas sim em todos os momentos para aprendermos a lidar melhor quando encaramos algo difícil.

Mesmo com tudo que foi dito, não se esqueça de ir frequentemente ao médico e não se auto medicar. A nossa saúde deve ser sempre prioridade de cuidado para termos uma vida melhor. E você, o que você faz para cuidar do seu corpo e da sua mente?

1 thought

  1. Olá que matéria linda! Parabéns! Concordo com todos os itens, mas o que mais me chamou atenção foi: tempo para si. Realmente, a vida é tão corrida que, a gente nem se lembra da gente, mas se lembra de cuidar dos outros, não que seja errado, mas tirar um tempo para nós, é FUNDAMENTAL. AMEII!!! A gente precisa refletir para podermos evoluir em todas as áreas da nossa vida. Tipo: o que eu preciso fazer para crescer? Eu, por exemplo, gosto muito de ler me sinto muito bem. A leitura engrandece o ser humano. SUCESSO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *